sexta-feira, 27 de julho de 2012

Rato gigante africano vira praga nos EUA


Não é porco, não é monstro e não é mistério: conheça o roedor que aterroriza os ianques

Do R7

FlickR de killkudzu (Licença Creative Commons)
Saiba mais sobre esse ratão!

No detalhe, a foto que apavorou Nova York. Na foto maior, um rato gigante de Gâmbia (ele é o que não usa boné)

No último domingo, aconteceu uma coisa bizarra em Nova York (EUA). Uma fotógrafa amadora registrou imagens da carcaça de um bicho morto que tinha "dedos humanos" e ninguém soube dizer o que era.

Mesmo as autoridades locais, que — verdade seja dita — não se esforçaram muito neste sentido, disseram que o bicho era um porco. A informação foi desmentida por um jornal britânico e, a partir daí, todo mundo começou a dar um pitaco sobre o assunto.

A pergunta que todo mundo se fazia era a seguinte: que bicho monstruoso é esse?

Foi da Flórida, no entanto, que a resposta surgiu: trata-se de um rato gigante de Gâmbia.

Rato gigante de Gâmbia: saiba mais sobre o bicho que apavora os EUA

Como é que eles sabem disso? Simples: a Flórida foi obrigada a conviver com uma infestação destes ratos colossais, que são maiores que muitos gatos, na virada do milênio porque um colecionador de animais exóticos libertou oito espécimes por lá.

Os ratos gigantes de Gâmbia (Cricetomys gambianus), como qualquer outro roedor, se reproduzem em uma velocidade espantosa e, nessa brincadeira, viraram uma praga nas Flórida. O governo de lá demorou quase dez anos para acabar com a infestação, mas foi só uma primeira impressão.

DESCOBERTO: Monstro do rio era um rato africano

Scott Hardin, coordenador do setor de espécies exóticas da Comissão de Pesca e Conservação da Vida Selvagem (Fish and Wildlife Conservation Commission) da Flórida , admitiu que eles foram otimistas demais.

— Pensamos que havíamos eliminado os ratos de Gâmbia em 2009, mas estávamos errados. Achamos que eles não foram muito longe daqui, mas é evidente que eles se reproduziram.

Eles não apenas se reproduziram como, também, se espalharam muito mais do que sonha a vã filosofia de Hardin.

No começo do ano, o site Gothamist postou uma imagem enviada por um leitor que, no Brooklyn — ali, bem ao lado do rio onde o animal misterioso foi encontrado —, matou um rato gigante que, depois, descobriu ser um destes gigantes de Gâmbia.

Veja mais imagens deste rato colossal clicando aqui.

Nenhum comentário:

R7 - Notícias do Brasil

Band - Notícias

Band - Esporte

Notícias Bizarras

Powered By Blogger