quinta-feira, 10 de maio de 2012

EUA liberam carro sem motorista do Google



Em Nevada, o carro autônomo, equipado com câmeras e sensores, já pode circular pelas estradas do Estado LOS ANGELES – O Google foi 

FOTO: Divulgação
autorizado pelo Departamento de Veículos Motorizados de Nevada a circular seu carro autônomo, que independe de motorista, pelas ruas do Estado americano.
—-
• Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook e no Google+
A decisão foi tomada depois que autoridades andaram com o carro pelas cercanias da cidade de Carson e pela famosa Las Vegas Strip, disse o Departamento em um comunicado.
O legislativo de Nevada havia autorizado a circulação desse tipo de veículo no Estado desde o ano passado. A lei entrou em vigor no início de março, mas só recentemente ganhou autorização do órgão gestor do trânsito.
O veículo é equipado com câmeras, sensores laser e uma base de dados com informações coletadas manualmente a fim de ajudar na livre “navegação” do carro autônomo.
O Departamento deu licença para um Toyota Prius, modificado pelo Google com sua tecnologia “driver-less”, desenvolvida pelo professor de Stanford e vice-presidente do Google, Sebastian Thrun.
De acordo com o Google, o carro já cruzou a ponte Golden Gate e se dirigiu ao longo de toda a Pacific Coast Highway.
Futuro. Veículos autônomos são o “carro do futuro”, disse o diretor do Departamento de Veículos Motorizados de Nevada, Bruce Breslow. Ele diz ainda outras empresas buscaram obter o mesmo tipo de licença, processo que ocorre não só em Nevada, mas em outros Estados americanos, incluindo a California, terra do Google.
“A maioria dos acidentes são causados por erro humano. Usando computadores, sensores e outros sistemas, o veículo autônomo é capaz de analisar o trânsito mais rapidamente e operar o veículo de maneira mais segura”, disse o senador californiano, Alex Padilla, em março.
Os carros circularão com um placa específica, com fundo vermelho, letras em branco e um símbolo de infinito em amarelo. Quando a licença se estender para o grande público, a informação é de que a placa passe a ser verde.
/REUTERS

Nenhum comentário:

R7 - Notícias do Brasil

Agazeta.Net

Band - Notícias

Band - Esporte

Notícias Bizarras

Click Jogos - Jogos Online