quinta-feira, 14 de março de 2013

Descoberta de vida em Marte está cada dia mais próxima, afirma especialista


Na última terça-feira (12), a Nasa anunciou que foram econtrados elementos básicos para existência da vida em Marte a partir de análises feitas em amostras de rochas do planeta. Os dados foram coletados pelo robô Curiosity e analisados por cientistas da agência espacial norte-americana. Doutor em Ciências pela USP e editor-chefe da revista Scientific American Brasil, Ulisses Capozzoli acredita que a grande notícia ainda está por vir: a confirmação de formas de vida em Marte.

De acordo com o cientista, o anúncio da Nasa é um passo importante, que já era discutido a bastante tempo. "A ideia de que há vida em Marte é bastante antiga. O que a Nasa anunciou não chega a ser uma novidade, é uma confirmação formal do que era tido como convencional. A grande notícia será a confirmação de alguma forma de vida em Marte", explica Capozzoli.
Ao contrário do que pode ser imaginado pelos filmes e livros de ficção, as formas de vida encontradas em Marte devem ser os chamados seres extremófitos — organismos que conseguem sobreviver en condições geoquímicas extremas. "A descoberta de uma bactéria, por exemplo, é muito possível", aponta Capozzoli.



"A vida não é um privilégio da Terra. Não faz sentido acreditar [que só exista vida na Terra] do ponto de vista lógico e científico", afirma o doutor em Ciências pela USP e editor-chefe da revista Scientific American Brasil.

Capozzoli ainda aponta para a teoria da Panspermia, desenvolvida pelo físico-químico sueco Svante Arrhenius. A teoria de Arrhenius, prêmio Nobel de química, busca explicar a existência de vida na Terra pela dispersão de esporos resistentes transportados por meteoritos de qualquer ponto do universo. O princípio considera que a origem da vida teria surgido em consequência do transporte de compostos orgânicos de qualquer ponto do Universo para a Terra.

"Considerando esta hipótese, a vida seria como uma sementes levadas pelo vento. A Terra estaria exportando uma série de formas de vida para todo o universo", explica Capozzoli.


Fonte: R7

Nenhum comentário:

R7 - Notícias do Brasil

Agazeta.Net

Band - Notícias

Band - Esporte

Notícias Bizarras

Click Jogos - Jogos Online