domingo, 24 de março de 2013

Rio Acre transborda na capital; demais rios do Estado também preocupam









Na última medição realizada pela Defesa Civil, às 12 horas deste sábado (23), o rio Acre já está com 14,03 metros.

Após as fortes chuvas que atingiram o Estado nesta sexta-feira (22), o nível do rio Acre subiu mais de 40 centímetros e volta a preocupar as autoridades.

Na última medição realizada pela Defesa Civil, às 12 horas deste sábado (23), o rio já ultrapassou a cota de transbordamento e está com 14,03 metros. A cota é de 14 m.

Nível do rio Acre está com 13,90 metros/ Foto: Agência ContilNet

De acordo com a Assessoria de Comunicação do Governo, os órgãos responsáveis já estão em alerta permanente numa ação de esforços concentrados para auxiliar as famílias atingidas pela enchente.
A Defesa Civil já prepara o contingente para a retirada das famílias das áreas de enchente, caso o rio continue enchendo.


Segundo a entidade, até o momento nenhuma família foi retirada. Mas o Parque de Exposições já está preparado com 112 boxes para atender as primeiras famílias desalojadas.


As águas do rio Acre já atingem algumas casas em Rio Branco/Foto: Selmo Melo

  

Os primeiros bairros atingidos na capital são Airton Sena e Baixada da Habitasa.

Com a cheia do rio Acre, alguns igarapés que cortam a cidade estão represados e, assim, inundam as residências. É o caso do igarapé Judia, que passa pelo bairro 6 de Agosto.
As famílias que tiverem suas casas inundadas devem ligar para o número 193 para serem removidas.Veja os números do rio Acre no interior
Em Assis Brasil, o manancial subiu quatro metros em 24 horas. Na última medição, realizada na manhã deste sábado, o rio está com 10,28 metros.
Nas cidades vizinhas Brasileia e Epitaciolândia, o rio chegou à marca de 8,58 metros.

Rio Tarauacá

O rio Tarauacá, no início da semana, já havia transbordado e inundando algumas residências na cidade. Na sexta (22),o nível do rio baixou e ficou abaixo da cota de alerta. Mas, com as constantes chuvas na região do Juruá, voltou a subir e já marca 8,74 metros.
Rio Iaco
Em Sena Madureira, o rio Iaco também apresenta um acréscimo no seu nível e já preocupa as autoridades. Hoje, o rio está com 14,66 metros.

Rio Juruá
Na cidade de Cruzeiro do Sul, que teve o seu centro comercial inundado nesta sexta-feira (22) por razão da forte chuva na região, o rio Juruá está acima da cota de alerta, com 12,88 metros.

Fonte: Contilnet.com

Nenhum comentário:

R7 - Notícias do Brasil

Agazeta.Net

Band - Notícias

Band - Esporte

Notícias Bizarras

Click Jogos - Jogos Online