quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Nasa remove tampa de câmera do Curiosity e Marte é visto em detalhes.

Cientistas da agência espacial americana (Nasa) removeram no sábado (8) a tampa da câmera Mahli, localizada na ponta do braço robótico do jipe Curiosity, e as novas imagens captadas desde domingo (9) em Marte mostram mais detalhes da superfície do planeta e do próprio veículo.

Na semana passada, o robô fez um autorretrato que serviu para verificar se a cobertura da lente estava totalmente livre de poeira e detritos, acumulados após a aterrissagem no dia 6 de agosto. Depois desse teste, foi possível usar a Mahli sem a proteção.

A imagem abaixo combina duas fotos tiradas no domingo. Ao fundo, aparece o Monte Sharp, que fica ao sul do equador marciano, próximo à Cratera Gale, e tem 5,5 km de altura.


O principal objetivo dessa câmera – uma das várias do Curiosity – é tirar fotos coloridas, em close e alta resolução. A Mahli é capaz de capturar qualquer objeto de 2,1 cm de distância ao infinito, de vários ângulos.

Nesta outra imagem, também feita no domingo, aparecem outras câmeras do jipe, chamadas Hazard Avoidance (Prevenção de Risco, em inglês), ou Hazcams.


A foto abaixo revela as rodas central e traseira do lado esquerdo do Curiosity, além da "moedinha da sorte" e dos painéis de cores que ajudam os cientistas a identificar o tamanho, a profundidade e as tonalidades de tudo o que é registrado.


Este conjunto de três imagens abaixo mostra a superfície de Marte com e sem a tampa da Mahli. As fotos são miniaturas, com cerca de um oitavo da resolução máxima da câmera.


Elas foram obtidas a 1,5 metro de altura do solo, para baixo. Cada pedaço de terra observado tem 86 centímetros de diâmetro.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

R7 - Notícias do Brasil

Agazeta.Net

Band - Notícias

Band - Esporte

Notícias Bizarras

Click Jogos - Jogos Online