domingo, 11 de novembro de 2012

Rio: Malhação na areia vira moda para o verão; ex-peoa Shayene testa


Saiba como praticar o beach training, um tipo de malhação que virou febre na orla

Jadson Marques / R7


Ex-peoa Shayene intensifica os treinos para ficar com as pernas definidas para o verão

Desde que experimentou o beach training, Shayene Cesário parou de encarar as praias do Rio apenas como locais para diversão e bronzeamento. A musa da quinta edição do reality show A Fazenda, da Rede Record, se tornou adepta da malhação na areia, atividade que virou moda na orla da cidade e que provoca a queima de cerca de 700 calorias em uma hora de treino.

A partir desta semana, o R7 vai apresentar dicas de como entrar em forma para o verão gastando pouco ou nenhum dinheiro, sempre com belas paisagens do Rio como pano de fundo.

Para começar, convidamos o professor de educação física Guto Adyala, especialista em beach training, para ensinar alguns exercícios (veja no vídeo abaixo). Shayene praticou uma sessão de treino sob a orientação de Adyala na praia da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio. Após alguns piques, ofegante, a moça já sentia os reflexos do esforço.

— Minhas pernas estão queimando muito mais do que quando corro na esteira ou no calçadão, principalmente as coxas. O bom de treinar na praia é a recompensa depois. Não tem nada melhor do que dar um mergulho gostoso no mar com este calor todo.




Os praticantes desta atividade percorrem circuitos na areia traçados por cones. O objetivo é vencer os obstáculos com pulos, corridas em marcha ré, passadas laterais, entre outros movimentos. Mas, antes de sair correndo pelas praias, os interessados precisam passar por algumas etapas. A primeira, como explica Adyala, é visitar um médico.

— O treino na areia tem a vantagem de oferecer menos impacto do que no piso duro, o que é melhor para as articulações. Mas é fundamental fazer uma consulta com seu médico antes de tudo. Depois, procure se orientar com um profissional de educação física, para diminuir o risco de lesões.

Feito isso, basta realizar um alongamento, aquecer com uma caminhada leve e, enfim, queimar calorias. Mas sem exageros. Adyala explica que o ideal para quem está começando é malhar no máximo por meia hora, com um minuto de descanso para cada um minuto de exercício.

As pausas podem ser tornar mais curtas com o tempo, à medida em que o praticante se sentir melhor preparado fisicamente. Aos principiantes, é recomendado malhar dia sim dia não. E claro, é fundamental manter-se hidratado antes, durante e depois dos treinos.





Jogadores de futebol costumam adotar a malhação na areia em períodos de pré-temporada a fim de adquirir força e resistência. Os principiantes devem dar 48 horas de descanso entre cada treino


Fonte: R7.com

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