quinta-feira, 1 de novembro de 2012

TV Gazeta já opera sinal digital para TVs com conversores


A partir desta quarta feira, 31, a TV Gazeta passou a disponibilizar para os telespectadores da capitalo sinal digital. A TV Digital transforma cada minúsculo elemento da cena e do som em um número binário formado somente por zeros (0) e uns (1); é a mesma linguagem tecnológica dos computadores. E o que ela traz de diferencial para o telespectador?
O primeiro grande impacto é a alta definição, que aparece na mídia com as siglas HD (High Definition - Alta Definição) ou HDTV (High Definition Television - Televisão de Alta Definição) em inglês. Alta definição significa ver mais detalhes na imagem, como nos cinemas, por exemplo. No canal 11, a TV Gazeta opera no formato digital comum, conhecida como SD (Standard Definition), já no canal 11.1 em HDTV. O telespectador vai sentir a diferença porque as distorções, fantasmas e ruídos da TV Analógica desaparecem, ou seja, temos uma imagem limpa, com riqueza de detalhes e som com qualidade de CD, sendo assim, o principal diferencial da recepção de TV Digital.
Captação de sinal

Para a recepção do sinal digital também necessitamos do uso de antenas. Os sinais da TV Digital estão na faixa de UHF (canais 14 a 69), o que implica na substituição de antenas de VHF (canais 2 a 13) pelas de UHF. A captação poderá ser feita com uso de antena externa ou interna a critério do telespectador. Em condomínios de prédios normalmente o sistema de antena coletiva já opera nas bandas de VHF e UHF, logo será necessário apenas a instalação do receptor ou conversor de TV Digital. 



Vou precisar trocar de TV para receber o sinal digital ?

Não necessariamente. A TV Gazeta disponibiliza o sinal digital e o analógico.
Durante o processo de implantação, teremos duas possibilidades de assistir à TV digital:
- com um aparelho de televisão digital;
- com um conversor digital, que poderá ser acoplado a qualquer aparelho analógico e que transforma o sinal, para que ele possa ser recebido nos televisores mais antigos.

O chamado Set Top Box (conversor ou decodificador digital) faz a recepção do sinal de TV digital, seleção dos canais e conversão do sinal para uso em televisores convencionais, compatíveis com a atual TV analógica.
Qual a diferença entre a TV de alta definição para a TV convencional?

Além de uma recepção sem ruídos (chuvisco) e sem reflexões do sinal (fantasmas), a grande diferença da TV de alta definição para a TV convencional está na chamada resolução. Ela pode ser percebida na nitidez com que você vê as imagens, na textura dos objetos e nas superfícies. Tecnicamente falando, a diferença entre imagem da TV comum e imagem de TV de alta definição está no número de linhas da tela do seu televisor.

Na tela de TV convencional, mesmo em aparelhos que têm o decodificador para receber sinal digital, cada fração da imagem que você vê é formada por 480 linhas que ocupam a tela em altíssima velocidade. Já na tela de TV de alta definição, a mesma imagem é formada por 1080 linhas. Mais do que o dobro do número de linhas no mesmo período de tempo. O resultado é uma qualidade de imagem muito superior.


Fonte: agazeta.net

Nenhum comentário:

R7 - Notícias do Brasil

Band - Notícias

Band - Esporte

Notícias Bizarras

Powered By Blogger