sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Eleições 2012: Saiba o que pode e não pode ser feito nesse prazo final


No domingo, 28, a população rio-branquense volta às urnas para a escolha do novo prefeito. A cidade enfrenta o segundo turno pela primeira vez da história. Veja o que pode ser feito durante esses últimos dias do pleito.


Prisão
Até o dia 30 de outubro é proibida a prisão de qualquer eleitor, a não ser que seja pego em flagrante cometendo crime, ou caso seja condenado nesse período por crime inafiançável.


Propaganda eleitoral
Ontem foi o último dia para a realização de comícios e reuniões públicas com candidatos.


Hoje é o último dia para a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, e também para a propaganda paga em jornais e revistas. Os debates e entrevistas com candidatos também só podem ser feitos até a meia-noite de quinta.


Até amanhã, 27, ainda é permitida a propaganda eleitoral por alto-falantes, carreatas e caminhadas, até as 22 horas, assim como a distribuição de material impresso, como santinhos e panfletos.


No dia das eleições, é permitida a propaganda pela internet e o uso de broches, adesivos e bonés que identifiquem seu candidato preferido. Pinturas em muros e faixas nas residências também são permitidas. Só que esse tipo de manifestação deve ser individual, qualquer aglomeração pode ser considerada boca de urna, que é proibida.


Camiseta de candidato
Como a confecção de brindes e camisetas foi proibida nestas eleições, camisetas de candidato não devem ser aceitas dentro dos locais de votação, por isso é bom evitá-las.


Também comete crime eleitoral o candidato que financiar o transporte de eleitores até os locais de votação.


Trabalho em dia de eleição
No dia das eleições, o comércio pode funcionar, mas todo funcionário tem o direito ao tempo necessário para ir votar.


Não se esqueça de levar um documento com foto para poder votar. Seu local de votação não costuma mudar de um turno para o outro - as informações já estão divulgadas nos sites da Justiça Eleitoral.

Fonte: Agazeta.net

Nenhum comentário:

R7 - Notícias do Brasil

Band - Notícias

Band - Esporte

Notícias Bizarras

Powered By Blogger