
O Palácio do Alvorada é a residência oficial da presidente da República. É nesse espaço que Dilma Rousseff fica, quando não está trabalhando no Palácio do Planalto. Está localizado em uma península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte – bairros nobres de Brasília.
No subsolo fica um auditório para 30 pessoas além da sala de jogos, almoxarifado, despensa, cozinha, lavanderia e a administração do palácio.
No térreo, ficam os salões utilizados pela residente para compromissos oficiais de governo.
No primeiro andar que constitui a parte residencial do palácio, ficam as quatro suítes e salas íntimas.

O Palácio do Jaburu é a residência do vice-presidente. Michel Temer vive nesse espaço, localizado ao longo da Via Presidencial, entre os Palácios do Planalto e Alvorada. Ocupa um terreno de 190 mil metros quadrados. Assim como a residência oficial da Presidência, o Jaburu também foi projetado por Oscar Niemeyer.
Região onde moram políticos no DF tem a melhor qualidade de vida do planeta

O presidente do Senado tem uma casa reservada no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, que fica localizada em uma região conhecida como Península dos Ministros. A área ganhou esse nome porque reunia as residências oficiais de todos os chefes das pastas. No entanto, no governo Collor, a maioria das casas foi vendida para particulares.
É nessa casa que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AC), passa os dias quando está em Brasília.

O presidente da Câmara dos Deputados também tem uma residência oficial na Península dos Ministros, no Lago Sul. É nessa casa que Marco Maia (PT-RS) passa os dias em Brasília, recebe as lideranças dos partidos em jantares de negociação e agenda reuniões. Assim que seu mandato como presidente da Câmara terminar, ele precisa deixar a casa para seu sucessor e deve ocupar um apartamento funcional reservado para deputados.

Mesmo depois da privatização das casas dos ministros, algumas ainda continuam reservadas para os chefes das pastas. Nessa casa, na QL 12 do Lago Sul, mora o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

O comandante da Marinha do Brasil, Julio Soares de Moura Neto, é vizinho do ministro da Fazenda. É nessa residência, ao lado da residência de Guido Mantega, que o almirante de esquadra passa os dias em Brasília.

A residência oficial do chefe da Casa Civil também fica na Península dos Ministros. Nessa casa já ficaram hospedados Antônio Palocci, José Dirceu e Dilma Rousseff. Hoje, é habitada pela ministra Gleisi Hoffmann, junto com o marido, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário